quarta-feira, 26 de maio de 2010

Os Primeiros Discípulos


Quem eram:

Os primeiros eram pescadores, mas para nos hoje este fato diz muito pouco, pois não é uma atividade com a qual temos algum tipo de identificação como profissão, para nós isso tem mais cara de laser do que trabalho.

Vamos então tentar trazer isso mais para os nossos dias.
Vamos imaginar que estes homens são empresários, donos de um restaurante, e que estão passando por um período um pouco complicado com pouco movimento.
São homens experientes, conhecedores do negócio que administram, mas mesmo assim não estão conseguindo fazer o empreendimento progredir.

Um deles esta com a sogra doente e isso também o preocupa.

Apareceu por aqueles dias um homem na cidade que tem chamado a atenção do povo, pelas coisas que fala, e pelos atos que pratica.

Este homem vai até a casa do Pedro, pois ele (Pedro) é uma pessoa conhecida no bairro, todos sabem quem ele é conhecem seu restaurante, seus sócios e também sabem do problema de doença que estão enfrentando em casa.

Este homem se aproxima da senhora que esta doente, repreende a febre, e a senhora se levanta completamente curada.

Ao verem isso, as pessoas começaram a trazer outros doentes para a casa de Pedro, para que fossem curados.

Quando este homem parou de curar e libertar as pessoas, ele disse para todos o que ele realmente veio fazer: Falar sobre as coisas boas referentes ao Reino de Deus em todos os lugares.

Então este homem se dirigiu para os empresários e disse, vamos até o seu restaurante, e da porta do restaurante ele continuou falando para o povo que se aglomerava para escutá-lo.

Ele entra no restaurante para se afastar um pouco da multidão, e começa a falar com Pedro e seus sócios, e faz algumas sugestões sobre como eles deveriam agir para obter sucesso no empreendimento deles.

Pedro argumenta que ele é um homem experiente e que as sugestões não seriam a solução para eles, mas como ele reconhece que este homem é alguém especial, ele resolve acatar as sugestões.

Estas sugestões dão resultado, e eles começam a ter um enorme sucesso no restaurante.

E ai no auge do sucesso este homem diz para Pedro e seus sócios : Agora voces vem comigo, pois vão ser empresários no meu Reino.

Eles imediatamente fecham o restaurante e vão com Jesus.
Abandonam um empreendimento de sucesso e que esta andando bem.
Eles não abandonaram em empreendimento fracassado, uma empresa falida, eles deixam algo bom e com um futuro promissor.

Primeiro Jesus os faz ter sucesso e depois pede para abandonar tudo.

Jesus não chamou desocupados, nem pessoas que estavam completamente livres de problemas, mas chamou homens comprometidos com o que estavam fazendo.

Os capacitou para fazer melhor do que estavam fazendo, e fez isso com um curso relâmpago de obediência.

Vamos ler o texto de Lucas 5 onde esta história esta registrada.

Ministrado no dia (22/05/2010) na reunião por Sérgio Ourives

Nenhum comentário: