quinta-feira, 4 de março de 2010

"A terra por si mesma frutifica." - Reunião de Jovens 28/02/2010

Mc. 4:26-28
Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra,depois,dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como.

A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga.

A parábola da semente nos explica que o Reino de Deus é como um homem lançando semente a terra, dormindo a noite, e sobrenaturalmente encontrando a semente germinada e crescida, constatando que a terra por si mesma frutifica, dando um fruto que começa na planta (erva), formando a espiga e se enchendo de grãos.

Encontramos nesta parábola alguns elementos que nos é interessante considerar:

1º: O reino de Deus se estende ao lançarmos sementes (vs. 26):

Deus dá a cada discípulo um campo, para ser semeado. A figura de trabalho que Jesus emprega para explicar-nos o trabalho é a de um semeador, um homem do campo, um lavrador. Ora, sabemos que um homem do campo tem uma rotina de trabalho que não é fácil, tendo suas mãos calejadas, trabalhando de sol a sol, tendo por necessidade em sua forma de trabalho a perseverança, do contrário não colhe.Esta é a primeira lição que aprendemos: sendo semeadores, necessitamos trabalhar com a perseverança de um lavrador, com mãos fortes e nada remissas e é por isso que Jesus diz em Lc. 9:62 que "ninguém que, tendo posto a mão no arado, e olha para trás é apto para o reino de Deus! Quando pomos a mão no arado precisamos concluir o trabalho! Precisamos cuidar e semear o campo que Deus nos confiou para que ele dê os devidos frutos.

2º: Ao dormir (descansar), a semente germina e cresce (vs. 27):

Na Bíblia, há momentos em que "dormir" significa falta de atenção ou vigilância. Mas não é o caso aqui. Aqui no versículo 27, ela nos arremete a "descanso". Lembramos imediatamente do Salmo 127.2 que diz que "aos seus amados, Deus dá enquanto dormem". Também lembramos do Salmo 91.1 que diz que "o que habita no esconderijo do Altíssimo, descansa à sombra do Onipotente". Descanso é fruto de comunhão com Deus. Comunhão com Deus se dá por meio de oração, palavra e jejum. Aí entra o poder sobrenatural de Deus operando na semente que lançamos. Então aprendemos que não basta apenas sermos perseverantes na semeadura, mas também na oração! Semear e orar tem pesos iguais. Aqui, podemos novamente imaginar a forte decisão diária do lavrador de trabalhar o dia inteiro. Não podemos diminuir a carga de semeadura e de oração um momento sequer! Só aí poderemos ver o milagre acontecer: o fruto!

3º: A terra frutificando por si mesma: o milagre!

No fim do vs. 27, o Senhor diz que o semeador não sabe como a semente germinou e cresceu. Ele não sabe porque não é algo natural de acontecer. Plantar em um dia e colher no outro é impossível para o homem! Entramos então no sobrenatural de Deus, o milagre. Sabemos que a conversão de uma vida a Cristo é um milagre maior do que qualquer outro. Jesus muitas vezes precedia à cura com o perdão de pecados! Era prioridade para Ele perdoar os pecados e levar o pecador a comunhão com o Pai antes mesmo de efetuar uma cura física, um milagre visível. Aprendemos a terceira lição: Semeadura e oração vão dar colheita, porque a autoridade e o poder de Deus se manifestam!

Mas atenção: Primeiro nasce a erva (planta), depois a espiga, e depois os grãos na espiga. Muitas vezes ao semearmos, não veremos no dia seguinte a espiga cheia de grãos, mas a erva já estará lá! Portanto, trabalhemos com estas verdades bem definidas em nosso coração: semear em todo o tempo, orando em todo o tempo, descansando no Senhor e confiantes de que Ele vai encher nossos campos de frutos!

Graça superabundante de Jesus sobre todos.

Ministrado por Samir para os jovens da Igreja em Canoas em 28/02/2010.

Nenhum comentário: